Quando é necessário um Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio?Entenda a importância.

Você sente que sua edificação não está segura quanto aos perigos do incêndio? Ou percebeu que há pontos de falha como: botijão de gás na cozinha do apartamento, extintores fora da validade? Nesse artigo, você vai entender sobre a importância do projeto de prevenção e proteção contra incêndio.

A segurança contra incêndios é muito importante para prevenir acidentes em edificações comerciais ou residenciais, por isso, o projeto de Prevenção e Combate contra incêndios, procura manter toda uma estrutura para que esses ambientes estejam seguros, a fim de evitar acidentes relacionados ao fogo. 

Baseado em uma série de normas técnicas e contando com a revisão do corpo de bombeiros, esse projeto contém uma série de equipamentos e sistemas que garantem a segurança da edificação. É importante lembrar, que a manutenção dessa estrutura contra incêndios tem que ser mantida, para que possa continuar com a qualidade. Investir nesse tipo de projeto é fundamental para a qualidade de vida dos moradores, podendo prevenir acidentes graves, além de ser uma exigência governamental. Então, é de extrema necessidade, que seja priorizada a segurança e bem estar, revisando se esse projeto está em dia na sua residência ou comércio. 

O que é o Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio?

É muito importante que você tenha um projeto que melhore o cotidiano em questões de segurança, até mesmo evitar dores de cabeça, até porque o governo exige esse tipo de projeto para garantir um maior bem estar para as pessoas. Mas você sabe do que se trata esse projeto? 

O Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio tem como função básica: criar uma estrutura para prevenir acidentes causados pelo fogo, seja na sua casa, ou em comércio, frisando a segurança para os moradores e para a estrutura. Baseado em normas técnicas ditadas pelo corpo de bombeiros, são colocados elementos como extintores, sistema hidráulico, saídas de emergência, sinalização, instalação de gás e sistema de alarme.


Um exemplo é da Boate Kiss, que pela falha desse sistema de segurança acabou causando um grave acidente, botando em risco a vida de muitas pessoas.

Mas como eu sei que minha edificação não está segura?

Você pode perceber alguns sinais mais notórios, como: o gás de cozinha dentro do apartamento, falta de hidrantes, extintores, dentre outros sistemas que podem estar faltando na sua edificação. As falhas no Projeto Contra Incêndio também podem ser notadas através de outros serviços, como pela inspeção predial.


Veja um pouco sobre como funciona a inspeção predial nesse artigo: Inspeção Predial: Você está seguro?

Já fiz esse Projeto de Proteção Contra Incêndio uma vez, preciso fazer novamente?

A certificação dos bombeiros tem um prazo de validade, já que as normas sempre são atualizadas, então, as vezes é necessário que algumas revisões sejam feitas no projeto. Porém, caso seu projeto esteja completamente aprovado, é só ficar de olho se tudo foi executado a risca, ou se algum dos sistemas citados está com defeito, como exemplo, se os extintores estão fora da validade, é necessário que haja uma manutenção, para que a segurança continue sendo priorizada. 

Projeto feito pela equipe da Consultec JR.

Assim, podemos perceber que o Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio é muito importante para garantir uma segurança maior, melhor qualidade de moradia, prevenindo acidentes causados pelo fogo. Além de ser uma medida considerada obrigatório pelo governo, justamente por trazer maior bem estar. 

Caso queira saber mais sobre segurança predial, além do Projeto Contra Incêndio, leia esse artigo: Inspeção Predial: Entenda o que é, e sua importância. 

Ainda tem dúvidas sobre esse tipo de projeto? Sabe quais sistemas precisam ser colocados na sua edificação? Para saber melhor como realizar esse processo, Entre em Contato e solicite um orçamento gratuito, nós da Consultec jr podemos te ajudar!

Maria Fernanda, graduanda em Engenharia civil pela Universidade Federal do Ceará.