Principais erros na hora de construir sua casa

Construir uma casa é o sonho de muitas famílias e algo que, se tudo der certo, traz grandes felicidade àqueles que almejam uma casa própria. Mas você já pensou que devido a alguns erros na hora da construção, pode dar errado? Por isso, a Consultec Jr vem aqui apresentar alguns dos principais erros durante esse processo. Então, vamos começar a entendê-los?

Construção é algo bem mais complexo do que muitos pensam. Esse é um investimento que requer diversos cuidados, pois ninguém passa tanto tempo economizando uma boa quantia em dinheiro para desperdiçar investindo errado e, com isso, quem sabe, não conseguir concluir a obra, não é mesmo? Então vejamos a seguir alguns do principais tópicos.

1. Falta de Planejamento 

Se você já viu o orçamento de um projeto e pensou: “Nossa, que caro!”, não se preocupe! Essa é uma reação normal, pois a cultura da valorização do planejamento ainda não é muito presente na vida dos brasileiros. É comum escutarmos sobre o famoso “jeitinho brasileiro”, que, muitas vezes, entra em cena.

“Eu resolvo, não vou pagar, pelo menos, 5% da obra em um projeto.”

“Esquece! Eu consigo planejar enquanto for subindo a casa.” 

QUE ERRO! Você sabia que, segundo informações da Fundação Dom Cabral, no Japão, a montagem de cronogramas e a projeção dos custos de execução correspondem a 40% do tempo estimado para uma obra?! E imaginava que, Na Alemanha, esse número sobe para 50%, enquanto no Brasil, apenas 20% do tempo é utilizado nessas etapas preliminares tão importantes?!

Nesse contexto, comprovadamente, 25% do tempo dos profissionais responsáveis pela obra será gasto a mais para reparar os possíveis, e quase certos, erros que aparecem numa obra sem planejamento. Um gasto extra impressionante de dinheiro em mão de obra, material e tempo!

2. Escolha inadequada de revestimentos

Os pisos são pontos muito preciosos da casa. Eles podem dar conforto e beleza. Entretanto, além disso, por questões de segurança, é fundamental entender onde cada tipo de piso pode ser utilizado. Muitas pessoas, sem conhecimento ou atenção, podem escolher, por exemplo, um piso polido para o banheiro, o que pode causar acidentes, já que pisos mais lisos não são recomendados para áreas molhadas. 

ATENÇÃO! Geralmente o piso é o primeiro a ser colocado e, depois, ao decorrer da obra, com tudo o que precisa ser realizado, podem ser gerados resíduos, que, ao caírem sobre ele, podem manchar e mudar seu aspecto. Com isso, parte do seu dinheiro é desperdiçado. Então, é mais do que necessário protegê-lo corretamente.

Além disso, outras escolhas inadequadas podem se dar com os materiais selecionados para áreas externas. Por exemplo, não pense em madeira de alvenaria comum, pois chuvas, ou até a água da piscina, podem danificá-la facilmente.

3. Tubulação sem defeitos

Pontos muito importantes da casa são as instalações hidrossanitárias. Por isso, em alguns casos, uma mão de obra ou um material mais barato pode custar muito caro. Imagine que você já tenha erguido o primeiro pavimento da casa e colocado todo o encanamento do térreo, porém se depara com algo que vai te gerar um problemão: em certo ponto, a fiação encontra a tubulação. Será que é possível resolver de qualquer jeito? 

Também por isso ter um projeto é tão essencial, pois, nesses casos, a solução, muitas vezes, é quebrar e fazer tudo novamente, mas isso custa caro e pode ser um investimento que não estava previsto. Por isso, não pense que é fácil resolver esses problemas, PLANEJE!

4. Quantidade incorreta de tomadas

Veja só essa imagem: 

Por mais que agora seja estranho, sem um eficiente planejamento, você pode ser um dos proprietários que acha que vai precisar de milhares de tomadas nos mais diversos locais da casa. 

Mas cuidado! Talvez não seja interessante ocupar parte da sua parede com tomadas desnecessárias. A partir de conversas com o projetista elétrico, você pode saber exatamente aquilo que atenderia suas necessidades sem faltas ou exageros e evitar problemas elétricos na sua casa.

Conclusão

Por fim, vimos que erros como esses são facilmente evitáveis. É necessário um planejamento eficaz e um acompanhamento profissional. 


Por isso, a Consultec está aqui para evitar que esses problemas atrapalhem a sua vida. Disponibilizamos serviços com qualidade e excelência buscando oferecer aos nossos clientes as melhores experiências. Se quiser saber mais,  entre em contato com a gente pelo nosso site!

Marcos Machado, graduando em Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará e Projetista da Consultec Jr.