Arquitetura Bioclimática: Integrando sustentabilidade e estética na construção do futuro
Com os avanços da tecnologia e da informação, é natural que as pessoas procurem cada vez mais novas alternativas que priorizem uma economia de energia, custo e espaço em seus projetos arquitetônicos, além de buscarem trazer o menor prejuízo ao meio ambiente e à natureza ao seu redor. Um exemplo de estilo arquitetônico que traz soluções para esses dois aspectos e que vem ganhando palco nos últimos tempos é a Arquitetura Bioclimática.
O que é arquitetura bioclimática?
Consistindo na busca do verdadeiro desenvolvimento sustentável em obras arquitetônicas, essa estratégia visa a escolha de materiais, formas de construções e layouts inteligentes, que permitam uma adaptação ao clima e à vegetação da região, além de reduzir os riscos à natureza. Isso pode ser muito benéfico, já que garante um conforto térmico e luminoso e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é necessariamente algo que custa muito.
Veja como a arquitetura nordestina pode agregar valor na sua casa: Como valorizar a arquitetura nordestina no meu projeto
Projeto autoral - Consultec Jr
Um exemplo é a adição de elementos que possibilitem a ventilação cruzada, como a posição estratégica de janelas e portas, ou até mesmo o uso de cobogós, que garantem uma ventilação e iluminação natural e direcionada, possivelmente dispensando a necessidade constante de manter o ar-condicionado e as luzes ligadas durante o dia, uma vantagem não somente econômica, mas também na preservação de energia. Os cobogós são elementos muito utilizados na arquitetura nordestina, e considerados recursos que podem assegurar uma sustentabilidade consideravelmente maior em um projeto.
Projeto autoral - Consultec Jr
Além de ser boa para o planeta, é boa para você!
Outra estratégia utilizada em projetos bioclimáticos é a utilização de madeira como material, já que ela possui propriedades naturais que atuam como isolante térmico, o que pode ser visto como uma bela alternativa para evitar gastos energéticos com a manutenção de temperaturas agradáveis. A madeira também é um material que não deixa resíduos sólidos, além de diminuir a pegada de carbono.
Para entender sobre mais alternativas sustentáveis para o seu projeto, acesse: Materiais sustentáveis em Arquitetura de Interiores
Vale a pena ressaltar, também, que estratégias como essas aliadas a uma posição planejada da construção em relação ao sol e à dinâmica dos ventos da região facilitam a adaptação do projeto à natureza da região. Uma obra com sua fachada virada para o oeste, por exemplo, receberá muito calor no momento do pôr do sol, o que consequentemente resulta no acúmulo de calor pela parede que faz contato direto com o sol. Aconselha-se então, evitar projetar qualquer quarto nesse espaço, já que a temperatura no seu interior ficará elevada nesse período do dia. Isso prova como a arquitetura de interiores de uma obra também pode ser um aspecto que influencia nesse estilo arquitetônico.
A arquitetura bioclimática procura fazer o máximo com o mínimo, sempre respeitando a natureza já existente e evitando esforços desnecessários para tornar o ambiente o mais proveitoso. É um estilo que ganha notoriedade crescente e pode trazer inúmeros resultados positivos para quem o adere. E que tal o próximo a adotar um projeto sustentável ser você? Entre em contato com o time da Consultec Jr. e faça já um orçamento!
Lara Ramalho graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará.