5 escolhas sustentáveis para uma construção mais limpa
Ultimamente vem se falando muito sobre sustentabilidade, responsabilidade ambiental, poluição, entre outros fatores que envolvem o meio ambiente e sua situação atual. Mas, você sabia que a construção civil desempenha um papel crucial nesse cenário, impactando desde o desconforto térmico até o uso ineficiente de materiais e entulhos?
Pensando nisso, nesse artigo a Consultec. Jr te mostra 5 dicas para sua construção ser mais sustentável, além de um gerenciamento melhor de obra, para que através de projetos mais sustentáveis você consiga economizar na obra, evitar possíveis danos ao meio ambiente, evitando problemas futuros e desconfortos gerados por ele.
1- O uso de energia limpa
Utilizar fontes de energia limpa como solar e eólica fazem muita diferença para um ambiente mais sustentável, pois além da redução de gases que colaboram para o efeito estufa, diminuindo seu impacto no aquecimento global, tem diversos benefícios como uma autossuficiência, podendo gerar sua própria energia, sendo muito eficaz em casos de queda de energia momentânea, além do custo benefício a longo prazo.
2- Iluminação natural
Diminuindo o uso excessivo de energia elétrica, além de ajudar a reduzir o custo da conta de luz, também diminui a alta emissão de carbono, sendo prejudicial ao meio ambiente. Outro fator importante é o conforto visual que uma iluminação natural proporciona, além de que traz benefícios para a saúde, já que um contato maior com os raios solares auxilia no aumento da vitamina D, e evita o cansaço da vista, já que muito tempo olhando para as luzes artificiais e fortes pode causar esse tipo de sintoma.
Projeto autoral - Consultec Jr
3- Uso das tecnologias nas obras
A tecnologia é um meio muito prático e eficaz, tendo diversos usos hoje em dia, e um deles é na área de construção, como a chamada Sensores IoT (Internet das Coisas), permite um controle maior no monitoramento de parâmetros com uso em tempo de real, como de energia e água em um edifício. Sendo observados e estudados esses fatores, implica em um consumo mais consciente, além de uma gestão mais automatizada e que permite um desenvolvimento mais eficiente como em sensores de presença na iluminação e controle de temperatura.
Outro exemplo de tecnologia que traz diversos benefícios é o modelo BIM, ideal para se usar em projetos, pois além da redução de materiais e recursos, sendo uma forma ainda mais visual, permitindo uma noção maior do resultado, como também sua agilidade.
Você pode entender melhor sobre BIM nesse artigo: Entenda os benefícios desses softwares para você
Projeto autoral - Consultec Jr
4- Uso racional de materiais na construção
Usando os materiais de forma eficiente e bem planejada, é possível reduzir drasticamente os resíduos, minimizando o impacto ambiental na parte de descartes, ou seja, com um consumo mais consciente dos materiais usados, além de gerar menos lixos, sendo resíduos poluentes, pode gerar uma economia na obra. Usar materiais reutilizados quando possível, é também uma boa estratégia, porque além de evitar novos desgastes em materiais da natureza, faz com que aquele produto que seria jogado fora, tenha uma nova função, aumentando sua vida útil. Lembrando também que a escolha de materiais de qualidade é de extrema importância, pois como diz o ditado “às vezes o barato sai caro”, então se atentar a comprar um produto mais durável com alta qualidade, aumenta seu tempo de duração, assim como pode evitar possíveis dores de cabeça futuras, é um investimento, não um gasto.
Você pode entender melhor sobre os custos de sua obra clicando nesse link: Quanto minha obra vai custar?
5- Certificado LEED
"Leadership in Energy and Environmental Design", em portugues chamado de Liderança em Energia e Design Ambiental, é um tipo de certificação direcionada a parte de construção civil, que se preocupa com a sustentabilidade durante a construção. Nele existem uma série de fatores e critérios em seus processos para assegurar que a construção tem uma certa responsabilidade ambiental em seus recursos. Alguns fatores como o uso consciente de água, inovação e materiais utilizados são rigorosamente analisados para concluir que de fato o certificado pode ser aplicado e indica seu nível de sustentabilidade. Os edifícios que possuem esse certificado tem diversos benefícios como sua valorização no mercado, alta qualidade no ambiente interno, redução em alguns custos operacionais e claro, seu positivo impacto ambiental.
Você pode estudar mais sobre esse certificado clicando nesse link: Certificação LEED
Com isso, vimos que algumas mudanças de escolhas relativamente simples podem trazer um resultado muito mais sustentável e econômico para o seu ambiente, que podem provocar fatores muito positivos como o conforto visual, valorização do imóvel, praticidade, impacto ambiental positivo, dentre vários outros benefícios que uma construção mais sustentável pode proporcionar.
E então, já pensou em aplicar alguma dessas dicas na sua obra? Nisso a Consultec Jr. pode te ajudar! Entre em contato para realizar seu projeto e se surpreenda com todos os incríveis resultados que um projeto bem planejado e executado pode te proporcionar!
Maria Fernanda Cavalcante, graduanda em Engenharia civil pela Universidade Federal do Ceará.