7 dicas para aproveitar espaços pequenos

Você mudou para um apartamento menor? Sua família aumentou e agora você vai dividir o quarto com alguém? Para esses e outros problemas, vamos dar 7 dicas de como aproveitar melhor os ambientes na sua casa, otimizando e ganhando elementos de decoração. Cada cantinho se torna essencial e áreas desperdiçadas podem encontrar ótimas soluções! 

Quarto decorado em tons neutros

Para começar...

Existem duas regras básicas de decoração para pequenos ambientes:

quarto de casal com tons neutros e espelhos de decoração

Com essas regrinhas essenciais em mãos, pegue seu caderninho e vamos às dicas:

Dica 1: Escolha móveis versáteis

Móveis multiuso são incríveis aliados para economizar espaço no ambiente e organizar objetos. Sofás que viram camas, mesinhas dobráveis que se tornam mesas de jantar e escadas com gavetas são ótimos exemplos! Móveis “ocos”, como baús e banquinhos, podem guardar muitas coisas dentro deles também.

Cama com colchão armazenado embaixo
cozinha em cor branca com diversos armários e prateleiras

Dica 2: Menos para ganhar mais

Você deve ter cuidado para não tornar o espaço ainda menor colocando muitos móveis e acessórios no ambiente. Dê prioridade aos móveis mais importantes e dê preferência àqueles que tenham mais de uma função (como dissemos na nossa dica n°1).

Conjuntos com sofás grandes devem ser evitados, por isso, o ideal é aliar sofás de menos lugares com poltronas ou puffs; os puffs também podem substituir a mesa de centro. Além disso, fogões cooktops também economizam muito espaço numa cozinha pequena.

De todo modo, um ambiente fica bem mais resolvido quando os móveis são projetados para o espaço, adequando características e usos necessários por meio da arquitetura de interiores. 

sala decorada com sofá cinza pequeno
cozinha em tons claros com cooktop

Dica 3. Facilite a circulação

Evite deixar móveis no meio da área de passagem (puffs, mesinhas, bancos), deixando a circulação livre. Deixe pelo menos 60 centímetros de distância entre móveis ou superfícies mais próximas ou então encoste alguns móveis na parede, como camas e mesinhas.


Um bom layout faz com que o ambiente pareça maior e também fique mais prático! No entanto, nós sabemos que nem sempre é possível que o ambiente fique confortável e se adapte às suas necessidades apenas com a disposição adequada dos móveis. Isso pode ocorrer devido a um dos principais erros cometidos na hora de construir sua casa.

imagem ilustrativa de distancia ideais nos móveis da cozinha
imagem ilustrativa de distancia ideais nos móveis da sala

Dica 4. Abuse de nichos e prateleiras

Se seu ambiente é pequeno, nichos e prateleiras podem ser seus grandes aliados! Como eles ficam sempre altos, isso economiza espaço no chão e deixa os móveis livres, além de existirem várias opções no mercado que podem deixar seu ambiente lindo! 

quarto em tons de cinza com prateleiras de nicho para livros
sala de estar com prateleiras acima da tv

Dica 5. Use as paredes 

Aproveite as paredes para economizar espaços em cima de móveis no chão. Abajures e luminárias na parede ou no teto poupam espaço no seu criado mudo. Instale a TV em painéis, dispensando a necessidade de um móvel ou cedendo espaço nele para outros eletrônicos. Decorar suas paredes com quadros também traz mais vida e cor ao ambiente, sem muito esforço. 

Dica 6. Baixo para deixar alto

Use esse truque para ter uma sensação de ambiente maior! Mantenha a linha da altura dos móveis baixa, assim a altura do espaço parece maior e, consequentemente, o ambiente em geral também. 

quarto em tons claros e móveis baixos

Dica 7. Aproveite a luz

Você sabia que ambientes mais claros também dão a sensação de serem maiores? Procure abrir as janelas ou não deixá-las cobertas por cortinas todo o tempo, dessas maneira você aproveita melhor a luz natural.

Para aproveitar a luminosidade vinda das janelas, você pode também trocar a parede entre ambientes por estantes vazadas que, além de deixarem passar a luz, integram os ambientes e comportam objetos.

móvel de nichos vazados, permitindo a iluminação do ambiente
cozinha em estilo americano permitindo a integração e iluminação

Gostou das nossas dicas? Coloque elas em prática e fale pra nós como foi a experiência de dar uma nova vida ao seu lar! Se quiser ver como usamos essas dicas em nossos projetos, visite nosso instagram @consultecjr 

Além disso, nós sabemos que muitas vezes este tipo de problema nas nossas casas só pode ser resolvido mesmo com uma reforma, visando pensar nos espaços de acordo com o que nós precisamos! 

Para isso, a Consultec pode te ajudar com projetos pensados desde o início no que você deseja e precisa, para isso basta entrar em contato com a gente pelo nosso site!

Isabel Lemos, graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará.

Pedro Paulo, graduando em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará.