Construir uma casa, reformar sua residência, iniciar seu negócio... esses são sonhos de muitas pessoas, que envolvem alegria, orgulho e também muito esforço e planejamento. Uma obra deve ser sempre bem planejada para evitar gastos desnecessários e problemas na execução.
Para garantir que sua obra ocorra bem e não traga desperdícios para você, nós trouxemos algumas dicas para que você consiga economizar na sua obra. Vamos construir?
O primeiro passo é escolher os profissionais que irão acompanhá-lo nas etapas da sua obra, desde o projeto até a construção. Um mito é que contratar um arquiteto e um engenheiro encarece muito a obra, entretanto vale lembrar que o acompanhamento desses profissionais pode garantir uma economia durante a construção.
O arquiteto pode fazer um projeto de forma que atenda todas as suas necessidades de forma simples e especificando os materiais e móveis que serão utilizados. O projeto evitará problemas durante a execução e as famosas “gambiarras”. Além disso, você terá o detalhamento de materiais e móveis, o que lhe possibilita programar e organizar custos referentes ao projeto.
Contratar um engenheiro e mão-de-obra capacitada também é muito importante para garantir a qualidade na execução e evitar imprevistos.
Elaborar um cronograma da obra com os prazos e atividades de cada etapa é de extrema importância para evitar atrasos na obra, que aumentam os gastos com mão-de-obra, podem levar à perda de produtos estocados, além do aborrecimento de uma obra se estendendo no prazo, atrasando a concretização do tão esperado sonho.
Portanto, vale reforçar o papel de um profissional qualificado no acompanhamento da obra para evitar esses atrasos.
Pense o que é prioridade em cada etapa do projeto e planeje suas compras. O que dá para esperar no meu projeto? É importante colocar o forro agora? Posso aplicar o papel de parede em outro momento? Defina suas prioridades sempre observando o quanto de orçamento você terá disponível naquele período.
Quer saber mais sobre os principais problemas para se evitar na obra? Confira nosso artigo: Principais erros na hora de construir sua casa
Escolha, juntamente com os profissionais que estão acompanhando sua obra, quais materiais você precisará comprar. Qual o tipo de cimento? Qual porcelanato? Será granito ou mármore? Será forro de gesso? Quais serão as luminárias?
Defina os materiais e procure fugir daqueles que são muito caros e podem extrapolar seu orçamento.
Depois de escolher os seus materiais, evite comprar na primeira loja. Os preços podem variar bastante entre as lojas, então pesquise, procure aquela que ofereça o melhor valor e a melhor promoção. Você será capaz de economizar bastante dessa forma!
Depois de escolher e comprar os seus materiais pelo melhor preço, é preciso armazená-los de maneira correta para evitar acidentes e desperdícios.
Alguns materiais, como cimento e argamassa, possuem prazos de validade que, caso sejam estocados de forma desorganizada, você pode esquecer quais estão mais próximos da data de vencimento e perder material. Além disso, é preciso tomar cuidado para não armazenar esses materiais próximos a locais úmidos, pois pode danificar o produto e inviabilizar o uso.
É importante manter o material protegido do sol, da chuva e de outros agentes que possam danificá-los. Então não esqueça de tomar esses cuidados desde o início da obra!
Gostou das nossas dicas? Agora o próximo passo é construir e realizar o sonho! Não sabe por onde começar? Entre em contato conosco e peça seu Orçamento Grátis! Teremos o prazer de executar o seu sonho!
Letícia Sampaio da Silva, graduanda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Ceará.