Chuva e obra, como proceder?
Construir enquanto está chovendo pode vir a se tornar um problema, o impacto da chuva nas obras vai além de simplesmente molhar o canteiro de obras, ela pode atrasar o cronograma, aumentar os custos, provocar acidentes quando não são tomados os devidos cuidados e até comprometer a qualidade do projeto final. No entanto, diante desse desafio iminente, uma série de estratégias e medidas preventivas podem ser empregadas para minimizar os danos e manter o progresso da obra, por isso é de suma importância termos um planejamento de obra adequado. Confira todo esse processo a seguir:
Tendo em mente esses problemas que a chuva pode trazer, é de suma importância realizar o mapeamento e planejamento da obra, uma vez que esses podem evitar imprevistos e dores de cabeça futuras, por isso antes de iniciar a sua obra façacontrate um profissional que saiba incluir e analisar quando o período de chuvas inicia na sua cidade.
Agora que iniciei a obra e começou a chover, como proceder?
1. Em primeiro lugar se a sua obra ainda estiver na fase inicial, ou seja, ainda estiver fazendo a parte de fundação, concretagem e escavação, é recomendável parar a obra, pois a chuva pode tirar a resistência do concreto o que irá causar problemas futuros como rachaduras, trincas e abalamentos na sua estrutura,. Agora, caso você já tenha iniciado essa fase e começar a chover, é importante que cubra as escavações da fundação com uma cobertura plástica.
2. Se já tiver passado da parte estrutural, é possível os profissionais adiantarem a parte de corte de materiais rígidos como cortes de madeiras, cerâmicas e tijolos além de alocar as esquadrias. Também é possível realizar a alocação dos pontos elétricos e hidrossanitários
3. Além disso, é possível aproveitar esse tempo para revisar o planejamento da obra, rever o cronograma e reorganizar o canteiro de obras.
4. Se possível, deve-se adiantar os trabalhos na área interna do imóvel como pintura e acabamentos.
Clique aqui para encontrar mais dicas de como proceder em tempo chuvoso.
Obra realizada pela equipe da Consultec
E em quem eu devo confiar para resolver esses problemas?
A chuva é um fator inevitável que afeta a construção civil, mas com um planejamento adequado, a adoção de medidas preventivas e corretivas, supervisão e acompanhamento de um engenheiro civil é possível minimizar seus impactos negativos. A integração de tecnologias inovadoras e a implementação de boas práticas de gestão são essenciais para garantir a continuidade e a segurança das obras, mesmo em condições climáticas adversas. Assim, profissionais qualificados podem assegurar a qualidade e a durabilidade das construções, mantendo-se dentro dos prazos e orçamentos estabelecidos.
Entenda os principais erros na hora de construir sua casa.
Quer evitar dores de cabeça na hora de construir com ou sem chuva e quer que seu projeto seja entregue dentro do prazo planejado? Entre em contato conosco e deixe nós, da Consultec Jr. , com nosso time de engenheiros e arquitetos capacitados, entregarmos o melhor projeto para você.
Luiz César Vieira , graduando em Engenharia na Universidade Federal do Ceará.