Arquitetura sustentável: o que é e como fazer?

A construção civil é uma das áreas que mais causam impactos à natureza. 

De acordo com uma pesquisa de 2009 do Worldwatch Institute, importante instituto de pesquisas ambientais, a construção civil consome 40% da energia produzida, 16% da água utilizada no mundo, 25% da madeira extraída por ano e 40% das pedras e areia utilizadas anualmente no mundo. 

Tendo em vista o grande dano ambiental produzido durante e após a construção, com manutenção e geração de entulho ao demolir, viu-se necessária uma arquitetura mais preocupada com o meio ambiente: a arquitetura sustentável. 

O que é Arquitetura Sustentável? 

A arquitetura sustentável preocupa-se em construir com o menor impacto ambiental, considerando a viabilidade econômica, o uso, a manutenção e a demolição do edifício, de forma a minimizar os danos à natureza. Procura utilizar também materiais locais e naturais e tecnologias que garantam a eficiência energética e hidráulica, como, por exemplo, aproveitamento de água e instalação de placas solares.

O tripé da sustentabilidade na arquitetura é formado pelos meios social, ambiental e econômico. A construção deve garantir ganhos sociais aos frequentadores do local, garantindo bem estar, saúde e conforto, deve diminuir os danos ao meio ambiente e ser economicamente viável.

Tecnologias utilizadas

Algumas tecnologias são utilizadas para garantir a eficiência energética e hidráulica e também para integrar o edifício com o meio ambiente. Segue abaixo 5 exemplos dessas tecnologias:

1. Aproveitamento da água das chuvas


A fim de diminuir o consumo de água, é feito o armazenamento e tratamento da água das chuvas, para ser utilizada em vasos sanitários e jardins, por exemplo. Essa prática pode reduzir o consumo de água em até 60%.

2. Reuso da água cinza

O esgoto separa-se em dois tipos: água cinza (proveniente de pias, chuveiros e lavanderias) e água negra (cozinha e vasos sanitários). As águas cinzas podem ser armazenadas, tratadas e utilizadas na irrigação de jardins, lavagem de calçadas e carros, também diminuindo o valor da conta de água.

3. Painel fotovoltaico e aquecimento solar

Os painéis fotovoltaicos são placas solares que captam a luz solar e a converte em energia elétrica, o que reduz muito o valor da conta de energia. Porém, apesar do Brasil ter um grande potencial em energia solar, o preço dos painéis ainda é muito elevado no país.

Já o sistema de aquecimento solar é um pouco diferente dos painéis, isso porque essa tecnologia não consiste em produzir energia elétrica, e sim em captar a energia solar para aquecer a água destinada aos banhos quentes dos chuveiros.

4. Telhado verde

O telhado ou laje verde consiste em criar na coberta do edifício um pequeno jardim, onde é possível até mesmo fazer uma hortinha ou plantar flores, criando um espaço agradável. E, além disso, essa cobertura verde evita grandes variações térmicas, deixando o espaço interno do edifício com um clima mais agradável, e também ajuda a filtrar a água da chuva, que pode ser utilizada no sistema de aproveitamento de águas pluviais.

5. Jardim vertical

Os jardins verticais são ótimos para ambientes internos ou externos em que se deseja criar um ambiente relaxante e verde sem ter muito espaço. O jardim pode ser composto por samambaias, flores ou até mesmo uma hortinha. As plantas também ajudam a purificar o ar do local. 

Tem curiosidade em aprender sobre materiais sustentáveis? Confira nosso artigo Materiais Sustentáveis em Arquitetura de interiores

Quais os benefícios?

A arquitetura sustentável busca reduzir os custos do edifício na construção, por procurar utilizar materiais locais e ecológicos, e durante o uso, ao propor meios de reduzir consumo de energia e água. 

Um edifício sustentável ganha muita valorização e garante ao usuário grande satisfação e conforto, além de transmitir o sentimento de preocupação com o meio ambiente. O arquiteto é o profissional ideal para projetar um ambiente da melhor forma, sendo economicamente viável e seguindo os princípios da arquitetura sustentável. 


Gostou das nossas dicas e pensou em construir? Entre em contato conosco e peça já seu Projeto Arquitetônico!

Letícia Sampaio, graduanda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Ceará.