Como reduzir o impacto ambiental da sua obra?
Como reduzir o impacto ambiental da sua obra?
É de senso comum que a construção civil é uma das maiores responsáveis pelo consumo de recursos naturais existentes e na geração de resíduos no mundo. O impacto ambiental de uma obra vai muito além do canteiro: envolve o uso de água, energia, materiais e, muitas vezes, do descarte inadequado de entulhos. No entanto, é possível minimizar esses impactos com práticas sustentáveis e conscientes, desde o planejamento até a etapa de finalização da construção.
1. Escolha de Materiais Sustentáveis
Uma etapa fundamental é optar por materiais ecológicos para que se torne uma construção mais responsável. É essencial priorizar produtos com baixo impacto ambiental, sendo recicláveis e de origem certificada. Entre os principais exemplos, destacam-se a madeira de reflorestamento com selo FSC, comprovadamente extraída de áreas de reflorestamento sob normas ambientes; tijolos ecológicos, que reduzem as emissões por não necessitar de queima em seu processo de fabricação; as tintas à base de água, que emitem menos substâncias tóxicas no ar; e cimento com adições pozolânicas, que é uma alternativa mais sustentável porque reaproveita resíduos industriais.
Quer saber mais sobre como tornar sua obra mais sustentável? Confira em: 5 Dicas para uma obra mais sustentável
Fonte: Casas Vastu Brasil
2. Uma Gestão Mais Eficiente de Resíduos
O gerenciamento adequado dos resíduos em obras evita o descarte irregular de materiais, poluição de solos e de recursos hídricos, como rios, córregos e nascentes. Há materiais como concreto, madeira e metal que podem ser reciclados e reaproveitados. Estabelecer pontos de coleta seletiva no canteiro, parcerias com cooperativas de reciclagem ajuda a manter a obra organizada e ecológica e realizar o treinamento da equipe para práticas sustentáveis.
Entenda um pouco mais sobre importância do gerenciamento adequado de resíduos na construção civil em: A importância do gerenciamento correto de resíduos da construção civil
Fonte: Rewood
3. Certificações Ambientais e Normas Regulamentadoras na Construção Civil
Outro ponto importante para manter uma obra sustentável é a atenção em atender critérios e exigências ambientais estabelecidos por organismos internacionais e nacionais. As certificações ambientais reconhecem as práticas que minimizem os impactos durante todas as fases da construção, desde o projeto até a operação. Essas certificações auxiliam a aumentar o valor de mercado do imóvel, visto que demonstram o compromisso com o meio ambiente. As principais certificações são:
A norma ABNT NBR 15575 estabelece os critérios de desempenho para as edificações habitacionais no Brasil, incluindo os requisitos de conforto ambiental, eficiência energética e sustentabilidade.
O Selo Procel é direcionado em redução de consumo energético e é outorgado a edificações que atendem a economia de energia, ajudando a reduzir os custos de operação e a emissão de gases poluentes.
Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) que é uma certificação internacional que avalia a sustentabilidade de projetos considerando o consumo eficiente de recursos.
4. Planejamento Sustentável e Técnicas Inovadoras
Um planejamento bem estruturado evita muitos desperdícios, retrabalhos e otimiza o uso de materiais. Algumas técnicas estão presentes como: a construção modular, que usa módulos pré-fabricados, ajudam a reduzir detritos e permitem a reutilização de peças; a utilização de Softwares BIM, como o Revit usado pela Consultec Jr., permite a criação de modelos 3D detalhados que melhoram a performance de projeto e a coordenação entre equipes, possibilitando a diminuição de erros; o levantamento topográfico contribuindo para a preservação ambiental, proporcionando dados precisos sobre o terreno.
Deseja saber mais sobre um ótimo planejamento na construção civil? Acesse: 5 passos que você precisa seguir para um bom planejamento de obra.
Fonte: Graphisoft
Adotar práticas sustentáveis na construção civil traz grandes benefícios que vão muito além da preservação ambiental. O uso consciente de materiais, a gestão coerente de resíduos, a eficiência tanto no consumo de energia quanto de água e o planejamento inteligente contribuem para a redução dos impactos ecológicos, ofertando ambientes mais saudáveis.
Pelo panorama econômico, a sustentabilidade também é vantajosa, uma vez que há a redução de custos operacionais, valorização do imóvel no mercado e maior duração da construção. Ademais, as obras que seguem as normas e certificações ambientais transmitem maior credibilidade e responsabilidade social.
Cabe a profissionais, empresas e consumidores incentivar e adotar essas práticas, colaborando para um futuro mais equilibrado.
Quer garantir que uma obra sustentável e de baixo impacto? Entre em contato e solicite um orçamento!
Pâmela Bispo, graduanda em Engenharia civil pela Universidade Federal do Ceará.