Como valorizar a Arquitetura Cearense no meu projeto?

A arquitetura regional é de suma importância pro contexto da cidade, pois é a partir dela que podemos encontrar a cultura e a história de um povo de forma concreta, edificada. 

A materialidade através da taipa, da palha, do barro, ou mesmo as técnicas construtivas, são apenas alguns dos exemplos que nós podemos encontrar que evidenciam ainda mais a riqueza da arquitetura vernacular cearense. Nesse sentido, ao adotar essas abordagens, você estará contribuindo para a preservação, valorização e promoção da cultura cearense em seu projeto, destacando a identidade cultural e arquitetônica única da região. Veja alguns passos que você pode seguir para valorizar a arquitetura cearense no seu projeto e algumas dicas de decoração.

Passo 1:

Utilize elementos arquitetônicos e materiais locais característicos da região, com destaque para o uso de materiais como a madeira, o barro, a palha ou a pedra, dependendo do contexto. Além disso, também podemos utilizar elementos ornamentais, como azulejos, rendas ou padrões inspirados na cultura cearense. Outro exemplo de elemento construtivo regional, com origem nordestina e largamente utilizado no Ceará, é o cobogó. Veja mais em: https://consultecjr.com.br/2022/06/20/cobogos-versatilidade-e-estetica/ 

Projeto autoral - Consultec Jr

Passo 2:

Leve em consideração no seu projeto as condições climáticas do Ceará. Por exemplo, aproveite ao máximo a ventilação natural, a iluminação adequada e a proteção contra o calor intenso, provendo maior conforto ambiental para o seu edifício. Um ótimo guia para iniciar essa conversa é o livro “Roteiro para construir no Nordeste” do arquiteto e urbanista Armando de Holanda, onde através da utilização de elementos da construção, é possível tornar o ambiente mais aconchegante e habitável. 

Veja como valorizar a iluminação natural no seu projeto: https://www.rawi.com.br/como-aproveitar-a-iluminacao-natural-no-ambiente-interno-2/

Passo 3:

Inclua elementos culturais cearenses em seu projeto, como espaços para exposições de arte local, murais, esculturas ou instalações que representem a identidade cultural da região. Isso contribuirá para a preservação e divulgação da cultura cearense.  Além disso, busque parcerias com artistas locais, artesãos e empreiteiros, promovendo a economia local e estimulando o orgulho pela arquitetura regional. 

Projeto autoral - Consultec Jr

Além disso, cabe ressaltar as belezas da arquitetura cearense, entre elas podemos citar uma rica herança colonial, com edifícios históricos que refletem a arquitetura da época como os centros histórico de cidades como Fortaleza, Sobral e Aracati, que apresentam casarões e igrejas coloniais com fachadas coloridas, varandas de ferro trabalhado e detalhes arquitetônicos únicos. O Ceará também possui uma tradição de palacetes e solares, que são residências de grande porte com traços arquitetônicos elegantes. Essas construções exibem varandas, jardins internos, azulejos e detalhes decorativos que refletem o esplendor do período áureo do ciclo do algodão. 

Casa de Câmara e Cadeira da cidade de Aracati CE - Foto: Alexandre Jacó/Iphan

Passo 4:

Implementar técnicas construtivas, como a arquitetura de taipa, com paredes de barro compactado, é uma característica marcante da arquitetura rural cearense. Essas casas apresentam um estilo simples, com linhas retas e harmonia com o ambiente natural, proporcionando conforto térmico e acústico. O Ceará também possui exemplos notáveis de arquitetura modernista. O Edifício São Pedro, em Fortaleza, projetado por Lina Bo Bardi, é um ícone da arquitetura moderna brasileira. Sua fachada diferenciada e seu uso inovador do concreto são características marcantes. A região cearense é rica em diversidade arquitetônica, desde o passado colonial até projetos contemporâneos, e oferece uma rica fonte de inspiração para valorizar e explorar em seus projetos de arquitetura. 

Casa de taipa do Fotógrafo José Albano, na Sabiaguaba.

Quer saber mais sobre esse tipo de arquitetura? Confira esse artigo: http://coisadecearense.com.br/casas-de-taipa/

Por fim, ao adotar essas abordagens, você estará contribuindo para a preservação, valorização e promoção da arquitetura cearense em seu projeto, destacando a identidade cultural e arquitetônica única da região. 

É papel do profissional da área da construção civil destacar a importância do patrimônio material edificado, ao estudar e compreender a história, os estilos e os elementos distintivos da arquitetura, (isso inclui aprender sobre os materiais tradicionais, as técnicas construtivas e os aspectos culturais relacionados à região em que está trabalhando), ele pode criar projetos que respeitem a identidade cultural e a arquitetura regional, atendendo às demandas da comunidade e gerando um senso de pertencimento e orgulho. Com isso, você terá um projeto esteticamente bonito, ergonomicamente funcional e rico de elementos regionais. 

José Eduardo, graduando em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Ceará.