Se você quer construir, regularizar ou planejar qualquer intervenção no terreno com segurança, precisão e sem dor de cabeça, está no lugar certo para entender um levantamento topográfico.
Você, proprietário de terreno ou casa, já se perguntou como garantir a segurança e o melhor aproveitamento de sua propriedade e em quais situações é necessário fazer um levantamento?
Sem conhecer a topografia do local há riscos de construções instáveis, desniveladas e, até mesmo, desmoronamentos. Além disso, a falta de informações precisas pode levar a problemas legais, como invasões de propriedade e disputas de limites com vizinhos. No caso de construções, o levantamento permite o planejamento adequado da obra, evitando erros, retrabalhos e garantindo a segurança.
A melhor forma de evitar tudo isso é por meio da contratação de um profissional para realizar o levantamento topográfico, o qual utilizará tecnologias para mapear detalhadamente o terreno, possibilitando criar um projeto preciso e seguro no local.
Quer aprender mais sobre a importância de um levantamento? Confira esse artigo Topografia: Devo fazer um levantamento do meu terreno? Qual é a sua importância?
O primeiro passo é a contratação de um topógrafo ou profissional qualificado. A primeira etapa do levantamento é a de planejamento para alinhar o que será feito no terreno, se é para regularização ou outro uso. O topógrafo irá realizar aferições no seu terreno, as quais seguem as seguintes etapas:
Coleta de Informações: O topógrafo, a fim de entender melhor o local, realiza pesquisas prévias para obter dados relevantes sobre o terreno, como informações de cartórios, registros e mapas disponíveis.
Trabalho de Campo: Nesta fase, o topógrafo vai até o terreno e realiza medições utilizando equipamentos específicos, como estação total e GPS, medindo as elevações e os contornos do terreno.
Cálculos e Processamento dos Dados: Com as informações coletadas em campo, o topógrafo realiza os cálculos para determinar as coordenadas e altitudes dos pontos medidos.
Elaboração da Planta Topográfica: Com os dados processados, o topógrafo cria a planta topográfica, que é um desenho detalhado do terreno. Nesta planta, estão representados os contornos do terreno, as elevações, cursos d'água, edificações existentes, entre outros detalhes relevantes.
A partir dessas informações o topógrafo elabora um relatório final e contém informações sobre as medições, a planta topográfica, análises e recomendações, se houver. Dessa forma, será possível regularizar ou realizar uma obra segura em seu terreno, evitando retrabalhos e prejuízos financeiros ou legais.
Quer aprender mais sobre segurança na obra? Confira nosso artigo: Principais erros na hora de construir sua casa
Em suma, o mapeamento topográfico é uma ferramenta indispensável para donos de terrenos e residências.
Além de evitar riscos de desmoronamentos e prejuízos, esse procedimento permite um planejamento mais seguro e eficiente de futuras construções, adicionando valor à propriedade. Investir nessa medida preventiva é a garantia de tranquilidade e sucesso em qualquer empreendimento imobiliário.
Portanto, não hesite em procurar a Consultec jr, profissionais especializados para executar o mapeamento topográfico de sua propriedade, assegurando assim um futuro mais promissor e seguro. Fale com a gente e peça um orçamento gratuito!
Ana Carolina Melo da Silva , graduanda em Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará.