Vale a Pena Contratar um Arquiteto para Reformas Pequenas?
Vale a Pena Contratar um Arquiteto para Reformas Pequenas?
Quando pensamos em contratar um arquiteto, a imagem que normalmente vem à cabeça é a de uma grande obra: construções do zero, ampliações ou reformas complexas. Mas e quando a necessidade é pontual, como transformar um banheiro antigo, dar vida nova à cozinha ou reorganizar aquele quarto que não funciona mais? Será que vale a pena contar com um arquiteto mesmo assim? Nesse artigo mostraremos a importância do arquiteto mesmo nas reformas mais simples!
O que Caracteriza Uma “Reforma Pequena”?
Quando falamos de reforma pequena, não estamos nos restringindo somente ao espaço físico, mas à complexidade da obra. Geralmente são reformas pontuais em algum ambiente da casa, como atualizar o banheiro, renovar a cozinha, trocar revestimento. São obras que não geram tantas demolições ou expansões de ambientes, mas ainda assim impactam no conforto, funcionalidade e estética.
Justamente por parecerem simples à primeira vista, muitas vezes essas reformas são subestimadas, acabando por induzir a decisões impulsivas, gastos inesperados e retrabalho. Mesmo sendo pequenas no escopo, essas transformações podem se tornar grandes resultados quando bem planejadas.
Quer ver um trabalho nosso abordando sobre a diferença do antes e depois do projeto? Veja nosso artigo: Veja Como Transformamos Este Espaço: Estudo de Caso com Antes e Depois
Projeto autoral - Consultec Jr
Principais Dúvidas e Mitos Para Contratar um Arquiteto
Mas se a obra é pequena, pra que contratar um arquiteto? É comum pensar que contratar um arquiteto é algo exclusivo para grandes obras ou reformas, como se fosse um fator dispensável em projetos menores. Outra ideia equivocada é a de que o profissional “complica” o processo, encarecendo ou burocratizando a execução. Mas, na prática, ocorre o oposto: o arquiteto organiza as decisões, previne erros e dá o direcionamento desde o início.
Também existe o mito de que, se a obra for simples, basta “chamar um pedreiro de confiança” e resolver tudo na hora. O que acaba não sendo percebido é que, mesmo em pequenas reformas, a ausência desse planejamento profissional pode gerar retrabalho, desperdício de material, má distribuição dos espaços ou uma estética que não conversa com o restante da casa.
Caso queira saber mais sobre os principais mitos sobre os arquitetos entre no link: 7 Maiores Mitos Sobre os Arquitetos
Projeto autoral - Consultec Jr
Vale a pena? Benefícios de Contratar um Arquiteto Para Reformas Pequenas
Então vale a pena contratar um arquiteto nesses casos? Sim, e muito. Eles são profissionais capacitados para entender as necessidades e propor soluções que podem transformar da melhor forma um espaço. Dentro de tal aspecto, pode-se citar diversos benefícios:
Melhor aproveitamento do espaço: em ambientes reduzidos, cada centímetro conta. O arquiteto sabe como tirar o máximo proveito da área disponível, seja por meio da marcenaria sob medida ou através de soluções criativas que evitam otimizam aquele espaço, como divisórias integradas, mobiliário multiuso;
Maior funcionalidade: além de caber, os móveis e elementos precisam funcionar bem. O arquiteto pensa em ergonomia, circulação e uso real, criando ambientes práticos, confortáveis e coerentes com a rotina de quem reside nela;
Menos gastos na execução: embora envolva um investimento inicial maior, o projeto evita possíveis erros na obra e compras sem sentido. Isso se traduz em economia de tempo, dinheiro e materiais ao longo do processo de execução;
Personalização: reformas pequenas também são ótimas oportunidades para trazer identidade ao espaço. O arquiteto ajuda a adaptar soluções ao estilo de vida do cliente, projetando móveis, cores e acabamentos que refletem a personalidade e as necessidades do morador.
Projeto autoral - Consultec Jr
Para se aprofundar mais sobre a otimização de espaços e que estratégias usar veja o nosso artigo: 7 dicas para aproveitar espaços pequenos
Benefícios de ter uma casa Inteligente.
Os benefícios de se ter uma casa inteligente são ilimitados e auxiliam na qualidade de vida, desde ter uma casa mais segura, até mesmo desligar as luzes, temperatura e até mesmo trancar portas de um comando à distância ou no conforto do seu sofá. Além disso, o uso de sensores de automação contribuem na redução do consumo de eletricidade e de água. Um dos grandes benefícios também inclui a segurança, com o uso de sensores de movimento que podem alertar a entrada de invasores ou vazamentos na residência, mantendo o morador sempre seguro e alerta. A casa inteligente oferece ao seu usuário uma rotina mais rápida e fácil se adaptando a ela, lhe oferecendo conforto, economia de tempo e tranquilidade em seu dia a dia.
Nesse artigo podemos entender como as casas inteligentes melhoram a qualidade de vida de seus habitantes: Casas inteligentes que utilizam Domótica para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes
Seu Espaço Pode Ser Muito Mais Do que Você Imagina!
Em uma reforma pequena, com soluções bem pensadas pode-se transformar o ambiente trazendo mais fluidez, integração e amplitude mesmo em espaços menores. E mais do que conforto e praticidade, uma reforma bem planejada também representa valorização real do imóvel, um investimento que se reflete tanto no uso cotidiano quanto no mercado. Com o olhar de um arquiteto, seu espaço pode ir muito além do que você imaginava.
Se interessou pelo conteúdo e que otimizar seu espaço com estratégia e funcionalidade? Entre em contato conosco que faremos o orçamento para a realização do seu sonho!
João Vitor, graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará.