Harmonia das Cores: Escolha a paleta perfeita para cada ambiente da sua casa
Você sabia que as cores podem influenciar no que você está sentindo? Além da estética, as cores podem transmitir diferentes sensações. Por isso, escolher a paleta certa pode tornar seu ambiente muito mais confortável e renovado. Mas no meio desse mar de opções, já se sentiu perdido na hora de decidir? Não se preocupe! Nesse artigo falaremos tudo sobre o impacto das tonalidades e qual a paleta ideal para seu espaço.
O que é uma paleta de cores?
A paleta de cores é um conjunto pré-selecionado e cuidadosamente escolhido de cores e tons para a utilização em designs e na própria construção do espaço. É composta a partir do contraste e da estética buscada para determinado ambiente. E, para além da harmonia visual, a paleta incorpora a identidade e estilo desejados, transmitindo as sensações buscadas através das cores de tinta e papéis de parede selecionados.
Mas, por quê ela é tão importante? Ter a escolha certa de paleta te ajuda a entender e guiar melhor o que pretende ser transmitido para aquele espaço, ou seja, te auxilia na escolha dos móveis, decorações, pinturas e na atmosfera buscada. Além disso, as cores também são muito influenciadas pela iluminação, visto que temos percepções diferentes em uma luz fria do que em uma quente. Então quando bem pensada, a paleta de cores pode tornar o ambiente não somente mais acolhedor, mas também mais confortável.
Caso queira saber mais sobre iluminação, veja nosso artigo: Quais são os tipos de iluminação artificial?
Projeto autoral - Consultec Jr
Psicologia das Cores
Como dito anteriormente, as cores podem transmitir diferentes sensações mesmo que inconscientemente, mas você sabe o que cada uma delas causa? A psicologia das cores estuda sobre como as cores afetam o seu humor e bem estar. E entender um pouco sobre ajuda na hora de decidir a melhor para sua paleta. Veja algumas delas:
Amarelo: Uma cor quente, muito associada ao calor e ao sol, estimula a atividade e está muito ligada ao otimismo. Por ser uma cor voltada para estímulo do intelecto e luminosidade, ela pode ser usada em ambientes internos como em escritórios, em espaços comerciais e até mesmo em áreas sociais. Também pode ser usado em restaurantes e fast foods, pois estimula o apetite.
Azul: Considerado uma cor fria, o azul transmite conforto e relaxamento. Com seus tons mais escuros pode causar a sensação de profundidade enquanto os mais claros trazem serenidade. Por conta disso, é frequentemente usado em pinturas para áreas de relaxamento como quartos, áreas de estar, assim como é uma escolha popular em espaços comerciais como escritórios e empresas.
Branco: Muito associada a paz, o branco é uma ótima cor para espaços que exigem uma maior concentração além de combinar com todas as outras cores. Por conta disso, essa cor se encaixa na maioria dos projetos, desde lugares que necessitam de maior luminosidade como cozinha e banheiros até em espaços de aprendizagem, como escolas, pois o branco promove não somente um lugar calmo, mas também um ambiente propício à aprendizagem e produtividade.
Marrom: Amplamente utilizado em móveis e madeira, o marrom é uma cor bastante presente em residência pela associação dos materiais naturais. Essa cor pode transformar o local deixando-o mais acolhedor e confortável, transmitindo a ideia de resistência, naturalismo e até mesmo de atemporalidade, e estimulando uma maior concentração. Ou seja, ideal para ambientes residenciais, e também em bibliotecas e escritórios.
Projeto autoral - Consultec Jr
Preto: Outra cor também muito versátil, o preto tem a propriedade física de absorver os raios luminosos, então ele esquenta o ambiente. Além de proporcionar essa sensação térmica, traz ao ambiente a ideia de sofisticação, luxo, imponência e autoridade. Pode ser usada em cozinhas, banheiros e em salas de jantar, adicionando um toque de elegância e modernidade. E no design de interiores, é uma escolha comum para móveis, principalmente em escritórios e em casas modernas.
Verde: Associado muito à vegetação, o verde traz a sensação de frescor, revitalização, e calmaria. Combina em harmonia com diversas cores e se torna ideal para espaços residenciais como quartos, escritórios, sala de estar, além de áreas externas, como na decoração de fachadas, jardins e varandas. E é uma ótima opção para lugares que promovem saúde e bem estar, como estúdios de yoga e pilates, pois cria uma atmosfera mais agradável e confortável.
Vermelho: Conhecida como a cor da paixão, o vermelho é muito associado ao sangue, fogo e ao amor. Transmite confiança, agilidade, energia e poder, além de ser chamativo. Por essas características, essa cor é bem vinda em locais corporativos, em ambientes comerciais e em vitrines, justamente pelo poder de chamar a atenção do público e estimular a impulsividade na decisão de compra. Também é uma escolha ideal para ambientes residenciais como cozinha e sala de estar, criando uma atmosfera vibrante e enérgica.
Cada cor tem diversas finalidades e podem ser usadas das formas mais criativas, pois podem trazer sensações diversas dependendo de como serão usadas e nunca estarão sozinhas no espaço. Mas, precisa ter a dosagem certa para não extrapolar e acabar criando um ambiente desconexo.
Além das cores, a neuroarquitetura estuda o impacto do espaço no seu cerebro: Como o seu cérebro responde aos espaços- ArchDaily
Harmonia e Combinação - Círculo Cromático
Uma das melhores opções para escolher uma boa paleta é olhar para o Círculo Cromático, uma circunferência com todas as cores enxergadas pelo ser humano, organizadas de acordo com suas relações e seu grau de saturação. Ele é dividido em 12 partes contendo:
Cores primárias: vermelho, azul e amarelo
Cores secundárias: verde, laranja e violeta, resultados da mistura de 2 cores primárias
Cores terciárias: resultado da mistura das cores secundárias com as primárias.
Mas como usá-lo? Existem algumas combinações harmônicas no círculo que dão muito certo, como:
Cores Análogas: Cores que estão uma ao lado da outra no círculo, usadas para transformar o espaço em uma unidade só.
Cores Complementares: Cores que estão em lados opostos do círculo, criando um contraste maior no espaço.
Cores Complementares Decompostas (Tríade): Cores que estão equidistantes no círculo, criando um contraste também maior mas sem perder a harmonia existente.
Entenda mais como usar as cores no seu ambiente em nosso Instagram: https://www.instagram.com/p/C69qUy0vCgi/?igsh=MXV5ampwb3NoY3dybg==
Mas afinal, como escolher a melhor para minha casa?
Para entender qual a melhor paleta para sua casa, é necessário olhar para alguns critérios estéticos e funcionais:
Analise o ambiente: Como primeiro passo, entender a finalidade do ambiente e como as cores vão ser percebidas é essencial para saber o que está buscando.
Defina o estilo e seus gostos: Como dito anteriormente, as cores vão ressaltar a sua identidade e personalidade pessoal quanto do próprio ambiente. Definir suas cores preferidas e o estilo que mais combina com você facilita a decisão.
Entenda a Psicologia das Cores: Cada cor irá trazer uma sensação diferente para o local, mas será que ela é realmente a melhor opção? Saber como as cores escolhidas irão contribuir ao ambiente faz muita diferença na hora de escolher.
Explore o Círculo Cromático: Com as noções de gostos definidas, é hora de explorar o círculo cromático e verificar se essas cores são harmoniosas entre si e decidir a combinação que mais se encaixa.
Pense nas proporções: Uma boa dica para definir melhor sua paleta é pensar nas proporções. Qual cor da paleta vai ser predominante e quais vão ser complementares ou se todas vão ter a mesma proporção de uso.
Teste as cores: Por fim, teste para ver se realmente está da forma que desejava.
Escolher a paleta correta para sua residência pode transformar completamente as sensações e comportamentos que ocorrem naquele espaço, pois é através dela que sua personalidade e estilo são expressos. Complementada por todos os elementos do ambiente em um projeto bem planejado, essa escolha pode resultar em uma transformação total do espaço.
Quer um projeto assim? A Consultec Jr. pode fazer o melhor projeto pensando em todos esses quesitos! Entre em contato conosco!
João Vitor, graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará.