Materiais Sustentáveis em Arquitetura de Interiores

O mundo tem buscado corrigir os impactos negativos gerados pela falta de cuidado com o ambiente. O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu em 1972, durante a primeira conferência das ONU sobre o meio ambiente, e busca garantir que os recursos não se esgotem, mas se tornem perenemente disponíveis para atender às futuras gerações. 

Na arquitetura, também buscamos auxiliar nesse desenvolvimento a partir do ideal de arquitetura sustentável, esquadrinhando meios de evitar todo e qualquer choque ambiental que pode ser causado por uma edificação através de todos os meios possíveis. Mas, que meios são esses?

Uma das principais ações positivas para a arquitetura sustentável é a utilização de materiais sustentáveis na arquitetura de interiores. Se quiser conhecer 4 desses materiais e técnicas utilizadas, continua lendo o artigo que, nós, da Consultec Jr, vamos te explicar.


Tem interesse em aprender mais sobre arquitetura sustentável? Leia nosso artigo: Arquitetura sustentável: o que é e como fazer?

Materiais sustentáveis

A madeira de Pinheiro Americano, também conhecida como Madeira Pinus é obtida através de técnicas de reflorestamento e é uma opção ideal para cabeceiras, mesas, prateleiras, nichos e confecção de painéis de decoração. É uma tendência devido às suas inúmeras outras vantagens, como preço baixo, rápido crescimento, alta resistência e impermeabilidade.

2. DECORAÇÃO EM PALLETS

Essa dica diz muito sobre reutilização. Pallets são estrados de madeira (geralmente pinus, eucalipto, peroba rosa ou imbuia) usados para transporte de mercadorias (geralmente em supermercados). Transformar esses pallets em peças decorativas/móveis pode ser bem simples, bastam alguns materiais (tintas e cordas, por exemplo) e um pouco de criatividade. Separamos alguns exemplos para você, confere aí!

Sofá e estantes feitos de pallets de madeira

Gostaria de mais dicas para melhorar o seu espaço? Confira nossa artigo: 7 dicas para aproveitar espaços pequenos

3. PASTILHAS ECOLÓGICAS

Esse material ainda não é tão difundido atualmente no Brasil por fazer parte de um processo recente e um pouco acima do preço, mas é uma ótima pedida para quem quer se apropriar de materiais reciclados. As pastilhas de garrafa pet gastam pouca energia para fabricação e não geram resíduos. Cada metro quadrado da pastilha utiliza aproximadamente 70 garrafas e evita o lançamento de 3 quilos de dióxido de carbono na atmosfera.

banheiro em tons branco destacando as pastilhas brancas da parede

4. LEDS

Sempre que possível, se aproprie da iluminação natural para economia. Uma dica interessante é utilizar tintas e revestimentos de cores claras para manter o ambiente iluminado. Em situações que esse recurso não é possível, uma boa alternativa é utilizar a iluminação de LED. As lâmpadas de LED não possuem poluentes (diminuindo assim a quantidade de lixo gerada), consomem pouca energia (abrangendo não só a economia do usuário, mas também a geração de energia elétrica), são mais duráveis e não emitem calor.

Agora que já conhece os materiais sustentáveis que não podem faltar no seu projeto de interiores ideal, Entre em contato conosco e peça já seu Projeto Arquitetônico de Interiores!

Melissa Santos Scotti, graduanda de Arquitetura e Urbanismo