Entenda como um orçamento de qualidade pode melhorar a sua obra

O orçamento de obras consiste na previsão dos custos e do andamento dos processos. Aqui você vai compreender cada detalhe da obra e seus principais desafios.

Fonte: FreePhoto

Entenda o orçamento!

Os tipos de desperdícios na construção civil incluem diferentes aspectos além do financeiro, como os com materiais, mão de obra, equipamentos e maquinários. O orçamento de obras de construção civil serve justamente para evitar esses desperdícios. De acordo com estudos recentes, perdas de materiais podem chegar a 8% do total utilizado em uma construção. Enquanto as financeiras, inclusive as relativas a retrabalhos, atingem surpreendentes 30%.

O orçamento funciona como o principal pilar de todo o planejamento de uma construção. Contempla aspectos fundamentais, como a disponibilidade e os valores dos principais recursos: prestações de serviço, materiais e equipamentos. Dessa maneira, compras, contratações ou até locações de emergência se tornam muito mais raras – sendo feitas apenas em situações adversas inevitáveis, que fogem do controle previsto no planejamento.

Além de garantir uma capacidade logística aprimorada, esse controle inicial ainda proporciona maior poder de barganha junto aos fornecedores, já que um orçamento prévio, – com grandes quantidades bem definidas – garante melhor capacidade de comparação e facilidade na prática de descontos. Por fim, um controle orçamentário bem executado garante o melhor padrão possível de qualidade à edificação, com o mínimo de desvios de custos e prazos.

Quer aprender como economizar na sua obra? Leia nosso artigo: 6 dicas para economizar na sua obra 

Fonte: FreePhoto

Por onde começar o orçamento da minha obra?

O primeiro passo para a elaboração de um orçamento de obras de construção civil é determinar se a obra que se pretende executar é, de fato, realmente viável em termos financeiros. Sendo assim, aliando pesquisas de mercado, dados de outras obras e experiência no segmento, deve ser feito um levantamento completo de custos – considerando questões como valores e disponibilidade de profissionais, trâmites tributários, insumos, eventuais locações ou manutenções de equipamentos, entre outras.

Após esse passo, é importante prever claramente o fluxo de todos os trabalhos que serão executados. De maneira que seja possível otimizar o uso de recursos e os esforços de trabalho de maneira simultânea entre as diversas atividades que compõem um canteiro de obras. Nesse sentido, as prioridades vão além da economia e da otimização dos recursos financeiros, considerando também fatores fundamentais, como: a segurança dos colaboradores; as normas regulamentadoras do setor construtivo; a qualidade dos processos; as principais exigências do mercado.

Conheça outros tipos de orçamento de obras nesse artigo: 6 tipos de orçamento de obra que você precisa conhecer

Por mais que os novos softwares de gestão ofereçam mais facilidade para quem deseja gerir todos esses detalhes, é preciso ter em mente que o orçamento de obras de construção civil depende principalmente de grande capacidade analítica e muito senso crítico por parte dos gestores. Logo, não devem ser o centro de sua elaboração, mas sim um recurso auxiliar.

Quer saber mais sobre o processo do projeto até a obra? Confira nosso artigo: Do projeto até a execução de obras 

Entre precificar cada serviço que será executado no projeto, encontrar preços de venda, pesquisar históricos de obras já realizadas, calcular os benefícios e despesas indiretas e inserir o lucro pretendido de maneira adequada, o principal ponto está em garantir o melhor para todas as partes envolvidas, sejam elas fornecedores, colaboradores, parceiros ou futuros proprietários. 

Está a procura de uma equipe experiente em obras para lhe ajudar? Entre em contato conosco da equipe Consultec! Nosso time de especialistas está pronto para atendê-lo e garantir uma reforma bem executada e totalmente regularizada.

José Edmar S. B. Filho , graduando em Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará.