Como um espaço bem planejado pode alavancar o seu negócio?

O seu ambiente de trabalho reflete a identidade e a cultura da sua empresa? Seus funcionários se sentem confortáveis em seus ambientes de trabalho? Quantas vezes você perdeu um cliente por não passar a confiança e a seriedade da sua empresa?

Você sabe como um espaço bem planejado pode alavancar seu negócio?

Problemas como esses afetam diretamente nos resultados e objetivos de qualquer empresa, descubra como usar a arquitetura como uma aliada para alavancar a performance de colaboradores e encante seus clientes!

O que é Neuroarquitetura?

Antes de falarmos sobre como um espaço bem planejado pode alavancar o seu negócio, é necessário entender como o nosso cérebro interpreta o ambiente a nossa volta!

A Neuroarquitetura é uma área da ciência que estuda as influências do meio ambiente nas nossas rotinas, relações e emoções. No livro “Neuroeducação: só é possível aprender aquilo que se ama”, o escritor Francisco Mora descreve a importância do ambiente escolar no rendimento dos alunos. De acordo com ele, salas de aulas amplas, com iluminação natural e com revestimentos que garantem o conforto sonoro, são essenciais para a melhor concentração dos alunos e para o bem estar físico e mental, tanto dos estudantes, como dos funcionários!

Essas premissas também são válidas para o meio empresarial, ambientes de trabalho esteticamente bonitos e funcionais despertam um sentimento de dono e de zelo pela empresa. Uma vez que o funcionário se identifica com o lugar, não o sente como ambiente de trabalho, mas sim um local de realizações e experiências.

É cada vez mais clara a influência que o nosso ambiente de trabalho tem na nossa eficiência, prova disso é a nova tendência das empresas de buscarem soluções na arquitetura para melhorar seus resultados em vendas e em produtividade!

Quais os principais fatores ambientais que influenciam na produtividade de uma empresa? 

Layout:

O layout é um fator determinante para a produtividade de uma empresa, um layout funcional facilita a circulação entre os principais ambientes e equipamentos da empresa sem dificultar ou obstruir seus acessos. A divisão dos ambientes também é um fator determinante na produtividade de uma empresa, dependendo da necessidade de cada empresa os ambientes são mais voltados para a integração dos seus funcionários ou focados para a privacidade de cada um.

Organização:

Para garantir o foco dos seus funcionários é necessário que os equipamentos de uso mais frequente estejam sempre à disposição e com fácil acesso, enquanto objetos e arquivos pouco utilizados não atrapalhem a utilização desses equipamentos e, principalmente, não entrem no campo de visão para não poluir o ambiente visualmente, pois com uma área de trabalho desorganizada há grandes chances de ocorrer divergências de foco.

Conforto:

Muitas empresas no Brasil e no mundo já adotam a ideia de conforto no ambiente de trabalho, pois sabem da importância desse fator na prevenção de acidentes, problemas de saúde e manutenção do bem-estar físico e mental. A escolhas dos móveis e, principalmente, a sua disposição tem papel fundamental na produtividade de uma equipe, móveis mal posicionados podem ocasionar acidentes e tornar a área de trabalho cansativa e desgastante.

Qual a relação entre arquitetura e vendas?

 A Arquitetura Comercial é um segmento da arquitetura voltado única e exclusivamente para vendas, tem como principal foco as áreas em que o cliente tem maior contato, Fachada, Layout, Vitrine, Salas de reuniões ou briefings, Iluminação e Exposição de produtos. Ter uma arquitetura voltada para a captação de clientes é algo muito importante, para isso, uma fachada atrativa e convidativa é o primeiro passo.

Qual dos estabelecimentos abaixo passa a maior credibilidade?

Apesar da fachada representar a primeira impressão que o cliente vai ter da empresa, é muito importante que seu interior converse com a parte externa, caso o contrário o cliente pode se desapontar e até mesmo perder o interesse na compra. 

É importante que no projeto de interiores para escritórios e prestadores de serviços o ambiente faça alusão à cultura da empresa (missão, valores e identidade visual), além de remeter aos serviços principais da empresa. 

No caso das lojas de varejo, a disposição do produto deve ser pensada da melhor maneira possível para que o ambiente e a iluminação deem foco ao produto ofertado. Tudo isso aliado a um bom atendimento pode garantir uma venda e até mesmo a fidelização de um cliente.


E agora? Como consigo alavancar meus resultados por meio da arquitetura?

 

Não se preocupe! Inicialmente, para alavancar os seus resultados você precisa ter em mente a importância de realizar um projeto de arquitetura voltado para a organização, otimização e planejamento do espaço desejado. Além disso, vale salientar que o projeto é algo totalmente voltado para às necessidades do proprietário e dos clientes, de maneira que ambos sintam-se confortáveis no ambiente em questão.

Se você deseja construir ou reformar, fale conosco e não perca a chance de escalar o seu negócio através da organização e conforto do seu espaço. 

Equipe Consultec jr, graduandos em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará.