A importância do projeto de arquitetura e engenharia e os impactos gerados na vida das pessoas.

Ao contrário do que se pensa muitas das vezes, não consultar um arquiteto ou engenheiro não significa necessariamente uma geração de economia, pois pode, na verdade, gerar mais gastos tanto de dinheiro e materiais, quanto de tempo na obra, além de mais preocupações, insegurança e insatisfação com o resultado final. Por isso, o projeto é a base principal e mais importante para uma boa obra e um planejamento mais correto, seguro e econômico quando se quer construir ou reformar.

Segundo pesquisa feita pelo Datafolha para o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), 54% da população brasileira construiu ou já reformou sua moradia, e desse grupo, 85,4% o fizeram sem nenhum acompanhamento profissional. Muitas vezes isso ocorre porque existe uma ideia implícita na sociedade de que projeto é irrelevante, ou que é apenas um gasto de dinheiro desnecessário, mas, ao contrário disso, uma das principais vantagens de um projeto de Arquitetura e Engenharia Civil é justamente a redução de custos e de tempo final da obra, que pode chegar a ser 30% mais cara por erros de execução, que geram retrabalho e desperdício de materiais, e durar até 2 vezes mais se não acompanhada de um desses profissionais.

Quer saber mais sobre o projeto e a execução dele? Confira nosso artigo Do projeto até a execução de obras 

Quais as vantagens de um projeto de arquitetura?

O arquiteto é o profissional responsável pelo projeto arquitetônico, que contém todo o conceito central da obra. As principais vantagens desse tipo de projeto são:


As vantagens de um projeto de engenharia

Quando esse tipo de projeto é feito, ele também conta com projetos complementares - estes feitos por engenheiros civis - sendo os principais: 

o projeto hidrossanitário, o projeto elétrico, e o projeto estrutural. Estes projetos vão se certificar de que todas as instalações sigam o projeto arquitetônico, procurando a melhor e mais econômica solução, pensando na manutenção futura, no tempo de durabilidade e na segurança. Além disso, os projetos de instalações hidrossanitárias e instalações elétricas evitam muitos problemas que podem ser causados quando não são feitos sob a supervisão de um profissional, como vazamentos e sobrecargas ou falhas na fiação elétrica. 

Já o projeto estrutural é o responsável por dizer todas as dimensões necessárias das estruturas do edifício, garantindo a sua segurança e estabilidade estrutural, além de buscar as soluções mais econômicas, indicando o melhor tipo de estrutura - se metálica, de concreto ou mista, por exemplo -  para cada caso.

Como os projetos são também planejamento, é muito mais fácil prever problemas e custos de materiais e de mão de obra, além de garantir que as necessidades do cliente vão ser atendidas da melhor forma possível, buscando soluções estéticas e funcionais que irão não só trazer comodidade e segurança, mas também vão gerar valorização para o imóvel. Como mostrado no exemplo a seguir, onde foi feito o projeto de uma fachada, visando mais segurança e mais visibilidade, através de sua valorização.

Fachada - Antes

Fachada - Projeto

Além de todas essas questões, apenas quando se tem um projeto em mãos é possível adquirir o direito de construir dado pela prefeitura, pois existem inúmeras diretrizes na lei de uso e ocupação do solo que devem ser atendidas, para que a construção seja aprovada. E tudo isso vai influenciar diretamente no cotidiano da pessoa, seja por uma simples solução de conforto que vai fazer mais ar natural circular no ambiente, ou um simples posicionamento estratégico e funcional de uma tomada. São essas pequenas coisas que, quando feitas e pensadas com um aparato profissional, trazem facilidade, comodidade e funcionalidade, buscando aproximar sua relação com o ambiente e com o edifício.

Quer ajuda de um dos nossos arquitetos? A Consultec Jr pode te ajudar! Ficou interessado? Entre em Contato e solicite um orçamento gratuito!

Anderson , graduando pela Universidade Federal do Ceará.