Dicionário do cliente: termos muito utilizados na arquitetura e na engenharia.
Já pensou em contratar um serviço de engenharia civil ou arquitetura e ficou inseguro com tantos termos técnicos? Esse guia completo irá te ajudar a compreendê-los melhor ao confiar seu projeto nas mãos de um profissional.
Você está pensando em fechar um contrato do seu projeto dos sonhos, ou até mesmo já fechou, mas se sente inseguro ao ver aquela diversidade de termos técnicos? Gostaríamos de lhe auxiliar com esse dicionário do cliente completo sobre termos de referência, sejam eles conceitos de projetos ou sobre termos utilizados em toda a sua jornada desde o contrato até a prestação do serviço contratado de engenharia civil ou arquitetura.
Você já pensou em qual a importância de conhecer os termos técnicos durante seu contrato de serviço na área da construção civil? Um cliente que entende sobre termos e conceitos, é um cliente mais bem informado para acompanhar seu serviço em todas as etapas, para entender cada uma delas, e para assim conseguir compreender em qual estágio está a sua obra ou o seu projeto, e assim poder saber se os prazos estão sendo cumpridos, por exemplo, além de entender exatamente o que os profissionais estão propondo ou realizando no seu tão desejado projeto. Afinal de contas, você com certeza deve querer estar totalmente a par de toda a situação e andamento do seu investimento.
Para você que contratou um serviço de arquitetura e se sente meio perdido quanto aos repasses do profissional que os está realizando, aqui vão algumas explicações sobre os termos mais utilizados e suas siglas e abreviações dentro do universo dos serviços prestados por um arquiteto.
1 - Projeto Arquitetônico (PA):
Projeto Autoral - Consultec jr
O Projeto Arquitetônico é considerado o projeto principal da edificação; nele são representados elementos construtivos como alvenarias, pisos, janelas, portas e tudo aquilo que causa influência na volumetria, funcionalidade, conforto e desempenho da edificação. Além da representação desses elementos construtivos, o projeto arquitetônico também é o projeto que define a distribuição dos espaços e ambientes da edificação.
2 - Arquitetura de Interiores (AI):
Projeto Autoral Joelma - Consultec jr
É um projeto voltado para a composição e decoração de ambientes internos. Consiste na arte de planejar e organizar espaços, escolhendo e/ou combinando os diversos elementos de um ambiente, estabelecendo relações estéticas e funcionais, em relação ao que se pretende produzir.
3 - Projeto Paisagístico (PP):
Projeto Autoral - Consultec jr
O projeto paisagístico consiste na técnica de transformar a paisagem de espaços internos e externos, promovendo uma composição harmoniosa da vegetação com outros elementos da natureza e elementos artificiais.
4 - Estudo de Viabilidade (EV):
É uma análise realizada na fase de planejamento de um empreendimento que avalia se o projeto em questão é viável, levando em consideração os custos, os riscos e a projeção de retorno financeiro. É o estudo mais completo para a realização de qualquer projeto.
5 - Projeto Legal:
É um instrumento jurídico que comprova que você está construindo dentro das leis urbanas (Federais, Estaduais e Municipais), a partir dele são estabelecidos normas e requisitos para construção de uma residência ou estabelecimento em determinado local.
6 - Levantamento Arquitetônico (LA):
O levantamento arquitetônico se refere ao ato de conferir as medidas e o estado atual do ambiente, edificação ou terreno, objeto do contrato. Acontece através de uma visita técnica, realizada pelo próprio arquiteto.
7 - Projeto de Fachada (PF):
Projeto Autoral - Consultec Jr
É um serviço que tem como objetivo o planejamento e detalhamento das fachadas principais da edificação, através da representação de elementos arquitetônicos e estruturais.
8 - Revestimentos:
Os revestimentos são os azulejos, porcelanatos, cerâmicas, pastilhas e pedras utilizadas para revestir as paredes, pisos ou móveis. Além de desempenhar funções que proporcionam a parte estética do ambiente, também existem revestimentos que podem ser utilizados para criar uma camada protetora que proporciona maior segurança, qualidade, durabilidade e resistência a inúmeros fatores e também um acabamento uniforme nas peças.
9 - Planta:
É o desenho técnico de uma construção que geralmente representa uma projeção horizontal.
10 - Layout:
Um layout é uma planta em que um arquiteto ou designer especifica o mobiliário de um projeto para melhor estabelecer os fluxos e encontrar a melhor forma de colocar os pontos hidráulicos, fiação e iluminação.
11 - Projeto Executivo:
O projeto executivo é o documento que oferece as maiores informações sobre a obra entre todos os projetos existentes. O detalhamento de projeto nessa etapa é muito superior às etapas anteriores, pois o projeto executivo serve como um manual de instruções para quem está no canteiro de obras.
12 - Renders:
São imagens bidimensionais e tridimensionais de um projeto arquitetônico proposto. O objetivo é ilustrar, antes da construção, uma experiência realista de como um espaço ou construção ficará, representando com precisão a ideia do projeto.
13 - Projeto Luminotécnico:
Projeto Autoral - Consultec Jr
O projeto luminotécnico é a aplicação adequada da iluminação artificial na arquitetura. Nesse projeto estão dispostos os pontos de iluminação artificial como também detalhamentos sobre os tipos de luminárias. A iluminação tem uma importante influência na sensação de conforto e bem-estar e é essencial para que possamos usar a nossa visão e desenvolver atividades diárias com conforto.
Além de termos e conceitos utilizados a serviços atribuídos a projetos arquitetônicos, apresento-lhe agora, termos que podem fazer bastante diferença ao contratar um profissional engenheiro civil. A seguir, você encontrará a explicação sobre alguns tipos de serviço, e sobre alguns termos técnicos utilizados tanto relacionados a projetos, como relacionados à execução da sua obra.
1 - Planta de Usucapião:
Usucapião é a aquisição de propriedade móvel ou imóvel pela posse prolongada e sem interrupção, durante o prazo legal estabelecido para a prescrição aquisitiva. Um dos documentos mais importantes no processo de adquirir um imóvel por uso é a planta para usucapião, pois é através dela que serão extraídas as informações descritivas da propriedade.
2 - Projeto de Proteção e Combate a Incêndios (PPCI)
O PPCI (Projeto de Prevenção e Combate a Incêndios) é um documento que sistematiza e detalha os elementos necessários a serem previstos para garantir a segurança dos ocupantes e auxiliar no combate a incêndios.
3 - Projeto Hidrossanitário (PHS):
O Projeto Hidrossanitário se refere ao projeto hidráulico e sanitário, delimitando a distribuição da água fria, água quente, esgoto, água pluvial, caixas de gordura e sistema de ventilação por toda a edificação.
4 - Projeto Elétrico (PE):
O projeto elétrico é o conjunto de todas as informações necessárias para realizar a instalação de circuitos elétricos: cálculos, desenhos, gráficos, materiais e tudo mais que se refere a uma instalação ou equipamento elétrico baseado em normas técnicas.
5 - Projeto Estrutural (PE):
Um projeto estrutural é um projeto complementar ao arquitetônico, cujo foco é o dimensionamento e detalhamento dos elementos estruturais (pilares, vigas, lajes). Lida com a análise e o projeto de estruturas que suportam ou resistem cargas.
6 - Inspeção Predial (IP):
A inspeção predial é uma avaliação que tem como objetivo descobrir se a edificação está funcionando corretamente e identificar necessidade de correção para evitar ou solucionar um eventual problema. É uma atividade atribuída a um engenheiro civil preparado e capacitado a cerca de patologias de construção e diagnósticos estruturais.
Espero que esse dicionário técnico tenha te proporcionado maior entendimento e segurança na hora de contratar um serviço.
Gostou do conteúdo? Descobriu algum serviço que você tenha necessidade ou passou a se sentir mais seguro em contratar um serviço que você já precisava anteriormente mas não o compreendia? Fale conosco agora mesmo e deixe que a Consultec te auxilie!
Juan Brasil, graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará.